quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Meu cachorro tem medo de fogos de artíficio, o que eu faço?






Você tem um cachorro que é confiante, tranquilo, mas quando se trata de fogos de artifício ele muda completamente? Não se preocupe, você não está sozinho nessa, separamos algumas dicas que podem ajudar a mudar o comportamento do seu cão no momento dos fogos.

Você deve começar o treinamento o quanto antes, pois pode demorar um certo tempo para que o medo dele vá embora.
Aqui em casa nós passamos por isso, e uma das coisas que a Nara mais gosta de fazer é correr, então quando começavam os fogos a gente chamava e falava: "Corre Nara." e corria também, no começo ela não ia, depois ela começou a correr junto, depois, corria sozinha, hoje já nem liga mais para os fogos. Um dos grandes segredos é esse associar o barulho dos fogos, ao que o cachorro gosta, de preferência para algo que ele possa fazer sozinho, como por exemplo, um brinquedo que ele ame.
Garimpando pela "Net", encontrei essas dicas no site Tudo Sobre Cachorros que achei bem interessante e vale a pena tentar.

1.  Encontre um vídeo de fogos de artifício (já facilitamos esse trabalho pra vocês!)


2. Coloque esse vídeo para seu cachorro ouvir o mais baixo possível algumas vezes por dia.

3. Associe o som dos fogos com algo que seu cão goste, por exemplo: petisco preferido, brinquedo, cafuné, escovação etc.

4. Comece a aumentar o volume do vídeo ao longo dos dias e continue a associar o som dos fogos com algo que seu cachorro goste, para que ele associe: barulho de fogos = coisa boa.

5. Se em algum momento o seu cachorro demonstrar algum sinal de medo, abaixe o volume até o ponto em que ele se sinta confortável.

6. Repita o quanto for necessário todos os dias até seu cachorro conseguir ouvir o som dos fogos bem alto sem ficar com medo.
Se você não teve tempo para preparar seu cão para o ano-novo, ou se a "dessensibilização" não eliminou o medo dele completamente, existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar o medo do seu cão dos fogos. Essas dicas devem ser úteis para cães que tenham um nível médio/moderado de medo.

Se não tiver muito tempo para o treinamento, tente assim:

1. Durante uma queima de fogos, NÃO MUDE SEU COMPORTAMENTO. A maioria das pessoas tendem a mimar/acolher seus cães quando eles demonstram que estão com medo de fogos. As pessoas fazem mais carinho que o normal, abraçam, falam com os cães com voz doce. Em vez de ajudar a acabar com o medo, esse comportamento do dono reforça o medo no cão. Ele associa: medo = carinho.

2. Tente você mesmo não reagir aos fogos de artifício. Se você demonstra prontidão logo antes dos fogos, por conta do medo do seu cão, isso só irá piorar o que ele sente. Você acabará deixando-o ansioso. Sua linguagem corporal dizem para seu cão se ele precisa ficar com medo ou não.

3. Faça o possível para camuflar o som dos fogos. Ligue o rádio ou a TV, feche as janelas, ligue o ventilador e/ou o ar-condicionado,

4. Não force seu cão a nada. Se ele quiser se esconder embaixo da cama, deixe. Não o obrigue a fazer nada que ele não queira, pois isso pode acarretar em um aumento do medo e o cão pode se tornar um cão agressivo se sair de sua zona de conforto.


Para casos severos

Se seu cão fica aterrorizado com fogos de artifício, pode ser que nenhuma dica acima funcione para amenizar o medo dele. Se você acha que seu cão é um caso desses, converse com o veterinário, pois pode ser o caso de administrar uma medicação contra ansiedade ou algum sedativo que ajude seu cão a ficar mais calmo durante os fogos.

Gostou?!?
Deixe seu comentário.
Beijocas
Rita
https://boutiquepetmarry.bpg.com.br/





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário