Mais uma dificuldade encontrada pelos tutores de cães é o comportamento possessivo que alguns apresentam, eles tomam conta de tudo ao seu redor e atacam quando acreditam que podem perder seu espaço ou que seu tutor está em perigo. Estudos apontam para a origem selvagem de nossos amigos de 4 patas e alguns ainda apresentam esse comportamento. Selecionamos algumas dicas para tentar amenizar o problema, se ele ainda for filhote a questão pode ser quase que totalmente resolvida, se já for adulto pode demorar um pouco mais.
Corrija comportamentos inaceitáveis imediatamente. Cachorros tentam estabelecer o seu papel de dominância instintivamente quando se encontram com outro cachorro, e ele será protetor em relação ao seu dono, território e si próprio. Nada pode ser feito para vencer a genética completamente, mas reprima esse tipo de comportamento intervindo rapidamente quando o seu cachorro for agressivo com outro. Um "não" rápido, firme e consistente a cada ocorrência vai fazer com que seu cachorro saiba que esse tipo de comportamento não é desejado e não será tolerado.
Reconheça a linguagem corporal do cachorro. Uma das etapas do treinamento é reconhecer quando um cachorro mostra sinais de comportamento agressivo. Um cachorro que está demonstrando uma linguagem corporal agressiva terá um rabo ereto, p corpo rígido, orelhas eretas e pescoço abaixado. Ele talvez rosne e mostre os dentes. Corrija esse comportamento agressivo assim que você o ver.
Socialize seu cachorro com outros devagar. A única maneira de treinar um cachorro para não atacar outros é socializá-lo adequadamente. Comece introduzindo um cachorro estranho à uma distância que não cause reação, se certificando de que os cachorros saibam da presença do outro. Elogie o cachorro por não reagir. Nas semanas seguintes, repita essa ação, diminuindo a distância entre os cachorros lentamente, mas com firmeza. Use um cachorro diferente a cada encontro para que seu cachorro saiba que ele não deve atacar nenhum cachorro, independente de estar ou não acostumado com ele.
Use uma coleira. Cachorros são mais propícios a atacarem outros cachorros quando estão sem coleira e perto dos seus donos ou território. Use uma coleira para ajudar a evitar desentendimentos com outros cachorros, restringindo o seu cão. Evite a ameaça de ataque atravessando a rua quando tiver outros cachorros na mesma rua, caso você saiba que seu cachorro não está completamente socializado.
Pegue a rota médica. Contenha a agressividade de cachorros machos através da castração, que muda o cheiro do cachorro e seu nível de testosterona. Isso pode acabar com as brigas com outros cachorros, já que vai fazer com que outros cachorros se sintam menos ameaçados e o macho castrado fique menos agressivo. Tratamentos hormonais estão disponíveis com um veterinário, caso a castração não funcione ou seu cachorro seja fêmea.
As dicas de adestramento foram retiradas do site: http://www.ehow.com.br/
Gostou?
Conta pra gente.
Beijocas
Lana e Rita
Nenhum comentário:
Postar um comentário