Escolha um lugar que seja fácil de limpar e que seu amigo peludo, tenha fácil acesso sozinho e principalmente longe do lugar onde ele fará as refeições. Todos na casa devem participar e agir da mesma forma.
Definido o local, é preciso incentivar que o seu cão o utilize levando-o até lá. Rotina é importante. A alimentação deve ser oferecida sempre nos mesmos horários e o cão deve ser levado ao "banheiro" logo depois das refeições.Um filhote defeca e urina geralmente 6 minutos depois de ser alimentado. Um cão adulto vai ao banheiro geralmente 15 minutos depois da alimentação. Tanto a água quanto a comida não devem ficar à disposição do animal que está sendo treinado. Mas, em dias muito quentes, não restrinja água.
Depois de acordar, depois de comer e antes de dormir são as horas mais propícias para o cão ir ao "banheiro". Além de levá-lo nessas ocasiões, fique atento o resto do tempo. Caso perceba que ele vai começar a "arte", bata uma palma e leve-o ao lugar escolhido para as necessidades. Assim que ele fizer elogie bastante e faça carinho, petiscos devem ser oferecidos com cautela.
Além da necessidade biológica, os cães defecam e urinam por diversas razões. Na maioria das vezes, para chamar a atenção do dono. Por isso, não adianta ralhar com o animal. Quando dá bronca, você pode estar dando aquilo que ele quer: atenção.
Se você flagrar o cão fazendo as necessidades em lugar errado, não dê bronca. Trate de ignorá-lo solenemente. Espere que ele termine e saia do local. Só então limpe a sujeira e neutralize o odor com o produto apropriado, converse com seu veterinário sobre um produto adequado que não faça mal ao seu amigo de 4 patas, pois o cão geralmente volta a usar o lugar em que sente cheiro de fezes e urina. Claro que não é fácil ficar tranquilo olhando seu tapete ou chão serem presenteados. Mas, acredite: quanto mais correto for o adestramento, mais cedo ele vai aprender a fazer xixi no lugar certo.
Se o cão urina quando você fala com ele ou quando você chega em casa, ele o faz por submissão ou excitação. Jamais fique bravo, ameace ou dê broncas quando isso acontecer. A melhor maneira de lidar com o problema é ignorar o cão durante uns 10 minutos antes de sair e depois de chegar em casa. Isso vai acalmá-lo.
Super dica: para que o seu cão não faça xixi ou cocô em um lugar específico: coloque o prato de ração no lugar do crime. Ele fará de tudo para não usar como banheiro o lugar em que come. Por isso a importância de separar o local de comer e do "banheiro".
*Texto adaptado de dicas pesquisadas na InternetGostou? Conte pra gente!
Beijocas
Lana e Rita
https://boutiquepetmarry.bpg.com.br/