quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ensinando o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

 
 
 
 
 
 
Escolha um lugar que seja fácil de limpar e que seu amigo peludo, tenha fácil acesso sozinho e principalmente longe do lugar onde ele fará as refeições. Todos na casa devem participar e agir da mesma forma.
Definido o local, é preciso incentivar que o seu cão o utilize levando-o até lá. Rotina é importante. A alimentação deve ser oferecida sempre nos mesmos horários e o cão deve ser levado ao "banheiro" logo depois das refeições.Um filhote defeca e urina geralmente 6 minutos depois de ser alimentado. Um cão adulto vai ao banheiro geralmente 15 minutos depois da alimentação.  Tanto a água quanto a comida não devem ficar à disposição do animal que está sendo treinado. Mas, em dias muito quentes, não restrinja água.
Depois de acordar, depois de comer e antes de dormir são as horas mais propícias para o cão ir ao "banheiro". Além de levá-lo nessas ocasiões, fique atento o resto do tempo. Caso perceba que ele vai começar a "arte",  bata uma palma e leve-o ao lugar escolhido para as necessidades. Assim que ele fizer elogie bastante e faça carinho, petiscos devem ser oferecidos com cautela.
Além da necessidade biológica, os cães defecam e urinam por diversas razões. Na maioria das vezes, para chamar a atenção do dono. Por isso, não adianta ralhar com o animal. Quando dá bronca, você pode estar dando aquilo que ele quer: atenção.
Se você flagrar o cão fazendo as necessidades em lugar errado, não dê bronca. Trate de ignorá-lo solenemente. Espere que ele termine e saia do local. Só então limpe a sujeira e neutralize o odor com o produto apropriado, converse com seu veterinário sobre um produto adequado que não faça mal ao seu amigo de 4 patas, pois o cão geralmente volta a usar o lugar em que sente cheiro de fezes e urina. Claro que não é fácil ficar tranquilo olhando seu tapete ou chão serem presenteados. Mas, acredite: quanto mais correto for o adestramento, mais cedo ele vai aprender a fazer xixi no lugar certo.
Se o cão urina quando você fala com ele ou quando você chega em casa, ele o faz por submissão ou excitação. Jamais fique bravo, ameace ou dê broncas quando isso acontecer. A melhor maneira de lidar com o problema é ignorar o cão durante uns 10 minutos antes de sair e depois de chegar em casa. Isso vai acalmá-lo.
Super dica:  para que o seu cão não faça xixi ou cocô em um lugar específico: coloque o prato de ração no lugar do crime. Ele fará de tudo para não usar como banheiro o lugar em que come. Por isso a importância de separar o local de comer e do "banheiro".
*Texto adaptado de dicas pesquisadas na Internet
Gostou? Conte pra gente!
Beijocas
Lana e Rita
https://boutiquepetmarry.bpg.com.br/

terça-feira, 30 de julho de 2013

Seu cachorro tem medo de ficar sozinho?


A maioria das pessoas que tem cachorros em casa, trabalha, estuda e tem uma vida social, e na grande parte do tempo o seu amigo de 4 patas precisa ficar sozinho, e aí podem ocorrer alguns problemas como latidos, bagunça pela casa. Veja abaixo algumas dicas e tente adaptar o seu amigo na sua rotina.

Não estimular  Entre as iniciativas que podem evitar a ansiedade de separação, uma é não supervalorizar as saídas e as voltas ao lar. Nunca saia de casa se desculpando para o cão, preocupado ou ansioso demais. Nem chegue fazendo muita festa. Ao contrário, nesses momentos mantenha-se relaxado e evite retribuir a festa. Não é fácil, mas vale a pena: o cão será diretamente beneficiado.

Onde deixar Se o cão tem acesso aos quartos e à sala de TV na sua presença, não restrinja a permanência nesses espaços quando ele estiver sozinho. Ficar exatamente onde você costuma ficar faz o cão se sentir melhor. Mais ainda se naquele lugar vocês costumam interagir e permanecer juntos por bastante tempo. Dormir no seu sofá preferido ou sobre o seu travesseiro são ótimas maneiras de diminuir a ansiedade do cão. Vale também pode deixar uma roupa(que você não usa mais, mas que tem seu cheiro) com ele.

Evitar traumas Podemos dizer que os cães têm medo de ficar sozinhos e que, se ocorrer algo assustador ou muito desagradável durante a ausência dos donos, esse medo tende a aumentar. Por isso, se você souber que haverá estouro de fogos, uma tempestade ou algum outro evento que possa ser assustador, não saia de casa se for possível. Ou, então, dê um remédio para acalmar o cão e ele não sofrer muito nem se traumatizar. Avalie qual é o melhor medicamento para esses casos com um médico-veterinário e procure testar o medicamento algumas vezes antes de sair de casa.

https://boutiquepetmarry.bpg.com.br/